Olá Galera!
Já faz um tempão né!
Finalmente, depois de 5 meses paradão em casa, retornei ao trabalho nosso de cada dia, e agora atuando na minha área de formação profissional: Logística.
Quando eu iniciei o curso muita gente perguntava se era pra ser técnico de lojinha kkkk... Até que o nome sugere isso. Mas acontece que é uma área que vem ganhando um espaço gigantesco no mercado graças a sua extrema importância para uma empresa.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).
Como podemos perceber, a logística possui um papel muita grande, atuando em diversas áreas tendo como foco a "satisfação do cliente" - que é indispensável para a sobrevivência de uma empresa.
Atualmente, outro assunto que está em alta é a Questão Ambiental e não poderia deixar de falar em como a logística atua nesta área: a Logística Inversa, Logística Verde, Logística Ambiental... chame como quiser!
A logística reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. (Dias, 2005, p. 205). Os processos de logística inversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal. Como exemplos de logística inversa, temos: o retorno das garrafas (vasilhame),a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis. Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais;a sobre-lotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.
A logística inversa aborda a questão da recuperação de produtos, parte de produtos, embalagens, materiais, de entre outros, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística inversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as politícas ambientais são temas de relevo na atualidade.
Mais Informações no http://pt.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica_reversa
Como a logística pode dar sua contribuição para o Meio Ambiente:
- Contratar, desenvolver e avaliar seus fornecedores quanto as questões ambientais;
- Desenvolver embalagens que possam ser recicladas e reaproveitadas;
- Implementar ações voltadas para redução, reaproveitamento e reciclagem de materiais
- Implementar a Logística Reversa, possibilitando assim que seus clientes e fornecedores tenham um canal para fazer retornar a sua fábrica os materiais que precisem de tratamento com relação a questões ambientais;
- Implementar ações que reduzam o consumo de água (captação e aproveitamento de água da chuva)
- Implementar ações que reduzam o consumo de energia elétrica (uso de telhas translucidas nos CDs, sistemas de energia solar, veículos movidos a energia limpa);
- Conscientizar a equipe interna e seus fornecedores através de treinamentos, palestras, campanhas de comunicação sobre as questões ambientais.
- Implementar programas de coleta seletiva de resíduos nas dependências internas da empresa
- Implementar programas de reciclagem junto aos seus colaboradores, fornecedores e vizinhos;
- Implementar processos eletrônicos (como a NFe por exemplo) que possibilitem a redução do uso de papel;