Apesar do posicionamento em 3º lugar desde o início das campanhas eleitorais, a candidata do PV, Marina Silva, terá um papel fundamental na decisão do 2º turno que acontecerá próximo dia 31 entre os candidatos José Serra e Dilma Rousseff.
Preferida por 19,6 milhões de eleitores, a ambientalista foi procurada pelos outros candidatos afim de obterem apoio durante as campanhas para o próximo turno. Leia o que ela disse em entrevista coletiva em São Paulo:
"_Ambos me telefonaram para parabenizar a contribuição que demos ao país, as propostas que apresentamos. E ambos, muito rapidamente, manifestaram o desejo de ter uma oportunidade de conversar, caso eu ache oportuno e no momento adequado. Recebi os cumprimentos e também os parabenizei por terem ido para o segundo turno, e disse que todos nós tivemos uma segunda chance."
Apesar da tentativa, Marina diz não ter um posicionamento e pretende ouvir a opnião de seu partido sobre apoiar ou não um dos canditados, e também fazer uma consulta popular. Para isso, foi marcada uma Convenção junto ao seu partido, que deve acontecer em até 15 dias.
"_Vamos estabelecer um processo para que possamos firmar um posicionamento. Eu tenho algumas ideias, tenho conversado com algumas pessoas e, para mim, é importante que essas etapas sejam cumpridas. […] Eu vou vivenciar o processo. Vou conversar com diferentes segmentos da sociedade, vou participar da convenção e vou firmar o meu posicionamento."
O número de votos obtidos por Marina – 19,3% do total – foi o que impulsionou o segundo turno na disputa pela presidência. O resultado surpreendeu, pois foi superior ao projetado pelos institutos de pesquisa antes da votação. A primeira colocada na eleição foi Dilma, com 46,9% dos votos, contra 32,6% de Serra.
Só nos resta agora aguardar a decisão de Marina, e decidirmos no próximo dia 31 quem é que vai sentar no "trono" do Palácio do Planalto.
P.S.: A repercursão em relação a esse "poder de decisão" de Marina é destaque nos jornais de várias partes do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário